sábado, 27 de fevereiro de 2010

Panelas, livros e cinema.

Após alguns anos de amizade internística, finalmente conheci pessoalmente, em carne e osso, Luara Almeida, auto-denominada Lua e que assim para mim sempre será.
Foi num ensolarado dia de verão de Forno Alegre, com faringite aguda, sem nem ao menos poder dividir uma ‘’breja’’ juntos (nem ao menos um suco bem gelado. Injusto demais!), que acabei com a minha curiosidade e conheci minha consultora de assuntos gerais.
Infelizmente, acabou sendo o único encontro “não-virtual” que nos foi permitido. Alguns dias depois eu me formava e logo depois viajava. Depois de tanta espera, seria injusto eu ficar reclamando e como dizem: “o que é bom dura o tempo necessário para que se torne inesquecível’’ (sim, estou meio piegas nessas últimos dias mesmo).

Enfim, em alguns dias conhecerei Luiza, a Lulu, quando irei pegar meu presente de formatura, e é dela que surge a idéia do meu primeiro post. Interpelado por uma indicação de algum prato vegetariano simples, rápido para a noite me surgiu na mente algo que havia comido alguns dias antes: Yakissoba, no caso vegetariano. Talvez não seja uma receita exatamente simples, considerando a variedade de ingredientes que inclui, mas é possível fazer com o que se tiver à disposição. Vamos à receita:

Yakissoba Vegetariano

Ingredientes:
400g de massa do tipo chinês/miojo
2 dentes de alho amassados, sem pedúnculo (que é o q de fato deixa mais mau hálito)e picados
1 pedaço de gengibre(conforme o gosto pessoal) descascado e ralado

3 ramos de brócolis em ramos menores
3 ramos de couve flor em ramos menores
4 cenouras médias descascadas e cortadas em tiras
2 pimentão vermelhos e 2 amarelos cortados em tiras
300 ml de molho de soja/shoyo
Óleo de canola qb
2 cebolas em tiras
4 folhas de couve chinesa rasgada
20g (1C=1 colher de sopa) de farinha de trigo
20g (
1C) de manteiga sem sal
cebolinha picada a gosto
*qb= quanto baste

Ferva uma panela com água para cozinhar o brócolis e a couve flor. Branqueie os dois, colocando rapidamente em água fervente e em seguida em água gelada. Isso vai deixá-los
al dente. Em outra panela com óleo refogue a cenoura e, em seguida, acrescente o alho e o gengibre. Quando a cenoura estiver al dente, acrescente a couve flor e os brócolis. Acrescente então os pimentões e a cebola, refogando-os até ficarem no mesmo ponto. Adicione shoyo.

Para engrossar o molho faça o chamado beurre manier *, uma mistura de quantidades iguais de manteiga e farinha, e misture ao molho quente. Por fim, coloque a couve chinesa e a cebolinha. Ferva uma panela com água e sal e cozinhe a massa. Escorra e misture ao refogado.

* Como base para molhos como o
bechamel é utilizado uma mistura de farinha e manteiga em proporções iguais(algo em torno de 50g/l) chamada roux( ), que após cozida, e tendo a si incorporado leite quente engrossa o mesmo. Dependendo do tempo de cocção o roux é nomeado diferentemente, variando de blanc(branco), passando pelo blond(louro) até o brun (marrom). Dependendo da utilização do roux se opta por um ou outro tipo(ex: roux branco = bechamel). O beurre manier, que consiste da mistura crua de farinha e manteiga é utilizado também como agente espessante de molhos, sendo no caso a mistura crua adicionada ao líquido quente, sendo desnecessário a pré-cocção da mesma.

Em busca do prato perfeito - Anthony Bourdain

Alhos e safiras - Ruth Reichl

Mordidas sonoras - Alex Kapranos

O tempero da vida, Tassos Boulmetis (2003)

Um comentário:

a Lu! disse...

Pro Chris:
- adorei seu jeito de escrever : )
- brigada pelas dicas que eu não usava no meu Yakissoba
- E pela minimini aula de molhos!

Super farei