sábado, 6 de março de 2010

"Eu tive sonhos com aquela sua torta".

Foi assim que a idéia do post surgiu. A nossa mais fiel leitora (quiçá a única) sonhou com a a minha torta de banana. Não comigo, não com um encontro, MAS COM A TORTA. Às vezes eu suspeito que o amor dela é muito relativo, mas tudo bem... Lulu, essa é pra você!

A história dessa receita é engraçada. Começa com uma massa que eu fiz errado, mas que deu mais certo que a original. E certa vez eu estava passando um agradável final de semana em família, quando (inacreditavelmente!) saiu uma daquelas discussões sem fim. Quando estou magoada, eu vou pra cozinha, isso vocês já sabem. E naquele dia, resolvi inventar uma receita.
A partir da minha massa-errada, pensei em fazer uma torta doce. Banana, a fruta preferida de todo mundo. Inventei um recheio em que a fruta não ressecasse, nem precisasse sumir no creme. A torta foi de improviso, mas foi total sucesso. Além de gostosa, ela fica MUITO bonita e é rápida.

Vamos à receita! (não se enganem - nem se acostumem - com as medidas exatas da massa, porque ela saiu de um livro.)

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de manteiga
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de fermento
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de açúcar

Aqui você pode usar um fouet, uma batedeira, uma colher de pau, ou a primeira coisa que lhe vier a cabeça, não faz muita diferença. Bata os ovos, inteiros com a manteiga, vá acrescentando aos poucos o açúcar, até que se forme um creme esbranquiçado e homogêneo. Farinha aos poucos e, se for preciso, enfie a mão na massa, literalmente (eu gosto muitíssimo de fazer a massa com as mãos, certo que isso não pode ser assim sempre, né, Chris?). O fermento e o bicarbonato vão por último, não misture demais. Abra a massa numa forma (as redondas são mais bonitas).

- bananas muito maduras cortadas de comprido
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 claras em neve
- 2 gemas batidas (com um garfo, fouet, enfim...)
- uma colherada de manteiga
- um tantinho de canela

Espalhe as gemas na massa com um pincel (ou genérico) e arrume as bananas na forma do jeito que achar mais estético. Numa panela, derreta a manteiga, coloque o leite condensado e misture até engrossar. Depois, coloque o creme de leite e não pare de mexer nunca para que a mistura não ferva (senão talha!) e dê ponto de brigadeiro (quando começa a 'descolar' do fundo). Desligue o fogo, acrescente a canela e as claras em neve. Agora você precisa mexer com agilidade e gentileza, para que as bolhas das claras não se desfaçam. Despeje por cima das bananas e leve ao forno médio (180ºC - 220ºC) até que fique dourado por cima.
Pode ser servida quente, com sorvete de creme, ou fria.

Recadinho para a Micha: se for o caso, as bananas podem ser substituídas por estrêlas-carâmbolas caramelizadas. (:

E a propósito, essa é uma daquelas receitas que renovam o humor.

3 comentários:

a Lu! disse...

meu amor relativo cresceu mil anos : )

ane. disse...

e em pensar que dias desse eu perdi 4 bananas maduras em cima da geladeira! hunf.

Michelle, disse...

copiado e colado.
(só que minha primeira torta de carâmbolas etrelizadas tem que ser feita pela luara lulua)

:*