quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pão De Polvilho Avec Batata (ou Pão de Queijo É Outra Coisa [ou É Pão De Que?])

Inevitável. Tem coisas gostosas que vegan não vai comer. Crème brulée é uma delas. Por mais que se adapte, um doce de ovo, leite e baunilha nunca vai ser a mesma coisa quando feito SEM leite e SEM ovo. Nobody said it was easy. Mas que dá vontade de comer, dá. E daí a ética fala mais alto que o estômago. E pão de queijo nunca mais? Bem, tem o pão de queijo vegan, por que não tentar? Achei a receita (no Guia Vegano), uma amiga deu uns macetes e lá fui eu pra cozinha.

- 4 xícaras de polvilho doce
- 1 xícara de polvilho azedo
- 1/2 xícara de óleo fervente (óbvio que o azeite deixa o sabor muito mais delicinha)
- 1 xícara de água fervente
- purê de 5 batatas médias e uma cenoura pequena (que deixará a cor deles linda!)
- sal, pimenta e orégano (seco, mesmo)
Primeiro, misture os secos enquanto os molhados fervem e o forno baixo esquenta. Depois, jogue o óleo por cima dos pozinhos (com cuidado, pelamor), coloque o purê e misture com uma colher, até a temperatura deixar você enfiar as mãos, com vontade. Misture ao máximo e vá pingando a água lentamente, até dar o ponto (que, nesse caso, é até conseguir fazer bolinhas bem fofas sem que elas grudem na mão). Não precisa usar toda a água, se não for necessário. Faça bolinhas (quanto menores, mais rápido elas assarão) e coloque numa refratária, sem untar. Por cerca de uma hora eles assarão, ou até que desgrudem sozinhos da forma, depois de terem dobrado de tamanho.

Eles saindo quentinhos do forno, um café preto do lado e... não é pão de queijo. Mas tem uma textura deliciosa, e outro sabor. Como poderia dizer o Velhas, o nome disso é pão de polvilho com batata (que eu batizei de batatinha), pão de queijo é outra coisa. O que seria da vida se a gente não soubesse mudar?
(e, no fim, o gosto de saber que eu consigo manter meus ideais, faz o batatinha ser maravilhoso!)


UPDATE: isso tem nome. E é pão de que.

Nenhum comentário: