segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolo (Salva-pátria) de Chocolate (Ve-ga-no)

Daí a Lu vê a Lua chorar no blog dizendo que não tem bolo vegan.
Daí a Lu pensa assim: "mas tem!"
Daí a Lu vem e te conta COMOFAS BOLO VEGAN!!! Obaaa!!! \o/

Então, vamos lá..
Aviso: esse bolo é bem bem bem doce, então vai de cacau em pó do bão e chocolate amargo!

Tudo começa com:


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1xícara de água quente
1 colher de chá de essência de baunilha
1/3 de xícara de óleo vegetal OU 1/2 xícara de creme de maçã (é o que faz esse bolo ser especial, falo mais sobre isso no fins do post)
1 colher de chá de vinagre
lasquinhas de chocolate (hmmm!)

Para a Calda (porque bolo sem calda é coisa de velho triste)
1/2 xícara de aç[ucar
4 colheres de sopa de creme vegetal ou óleo vegetal
2 colheres de sopa de leite de soja
2 colheres de chá de essência de baunilha.


Meu amor, se você não fez o "curso caseiro faça-você-mesmo" de culinária, gastronomia, fome e desespero, essa dica vale MUITO OURO INSHALLÁ
Básico do bolo é: Peneire e junte os secos. Adicione os melequentos depois.
Ou seja: peneira essa farinha, junta o cacau, o sal, o bicarbonato (que só vai reagir quando você por o vinagre e a água quente) e o açúcar, e dá essa misturebada prima pra ver a coisa ficando de uma cor linda.
Daí junta o ****óleo/maçã**** (importante, falarei mais tarde, mwahahahahaha), lascas, baunilha vinagre, água quente e FOOOORNO!
E eu nunca conto tempo de bolo. Espero o cheiro invadir a casa, e vou na manha do garfinho. Pensando que você não é formado em Tecnicas-culinárias-herdadas-da-vovó...
Quando você estiver assando seu bolo em fogo médio (evita acidentes do tipo: Crú por dentro, queimado por fora) e achar que ele deve estar suficientemente assado (ou tá cheirando faz tempo e a vontade de comer boloquentecomcafé tá maior do que a sua paciência), pega o garfinho amigo e espeta o bolo. Em alguns lugares, porque né? No dia que inventarem um forno que assa tudo igual, eu serei feliz. ENFIM...se seu garfinho saiu limpo, MARAVIULES, seu bolo tá pronto.

Daí vem o esquema da calda...que nesse caso vai em cima do bolo quente mesmo.
Ferve aquelas paradas todas no fogo baixo mexendo PARA SEMPRE por DOIS MINUTOS (não me chama de contraditória). Daí tira do fogo, mexe mais um tanto e poe em cima do bolo antes que endureça. Porque ENDURECE MAIS RÁPIDO DO QUE (_______________________). Sou moça de família, não falo essas coisas.

Daí tá. Se quiser dar um charminho, poe mais lascas de chocolate por cima e seja muito feliz...

E eras isso!
Espero que gostem! : )
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

ACHOU QUE EU TINHA ESQUECIDO DO LANCE DA MAÇÃ, FOI?
Nem esqueci.

Acontece que assim...
Esse "creme de maçã" ( que nada mais é do que maçãzinha batinha no liquidificador, sem sementes e miolo, mas com casca e tudo), é um substituto do óleo. É claro que fui testar primeiro com a maçã pra ver qual era a parada e, meu amigo...
A parada era a seguinte:
A maçã dá todo um tchãnz pro negócio. Muda a textura, muda o gosto, fica aquele doce forte mas sem ser aquele doce-dor-de-cabeça. Fica parecendo um "brownie", só que mais úmido, e mais feliz, e mais tudo.
E eu aaaaaaa-mei!

Imagino que com o óleo vegetal o bolo venha a ficar com aquele aspecto mais fofo, sequinho e "furadinho", old school e tal....mas não testei, não me responsabilizo.


Espero que gostem : )





Nenhum comentário: